Aqui há Bebé!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sono do bebé e pesadelos

2 participantes

Ir para baixo

Sono do bebé e pesadelos Empty Sono do bebé e pesadelos

Mensagem  moya Qui Jul 15, 2010 6:40 pm

Olá!
queria colocar 2 questões:
- depois de ler o texto do Dr. González que a Sofia postou nesta secção, e de ter lido o "Besame Mucho" também do mesmo pediatra, percebo a lógica por detrás do acordar dos bebés.
A minha filha dorme connosco e chega a acordar 2 a 4 vezes por noite e tem o comportamento que ele relata: procura por mim e se não estou, reclama para me chamar. O que não percebo é, como há então pessoas cujos filhos dormem c. de 9 a 12 horas seguidas por noite, em quartos separados?! Sei que terá algo a ver com o facto de terem "desistido" de chorar, mas se essa característica é instintiva e decorrente do factor de sobrevivência, como é possível que em pouco tempo (2 a 5 noites), se consiga "quebrar as manhas" a um bebé? E eles não têm fome? sede? que repercussões pode isso ter na sua psique?

- Já encontrei a minha filha adormecida a gemer ou a mexer-se muito e a soluçar. Aconteceu uma vez comigo e outra com o pai, durante uma sesta. É mais frequente esboçar sorrisos ou gargalhadas a dormir ou simplesmente estar a repousar. Acontece que o último pesadelo afligiu muito o pai, que não sabia o que fazer pois notava que ela estava a sofrer. E aqui somos de opiniões diversas: eu acho que ele não a deve acordar, mas sim deixá-la resolver o sonho mau, não deixando porém de a acariciar ou abraçar se for necessário. Ele acha que a deve acordar imediatamente para que ela não sofra mais. Como as nossas opiniões não são cientificamente fundamentadas, gostaria de saber se já aconteceu a mais alguém e o que fizeram?; e também onde posso encontrar mais info sobre o assunto...

Obrigada,
m.

moya

Mensagens : 28
Data de inscrição : 01/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sono do bebé e pesadelos Empty Re: Sono do bebé e pesadelos

Mensagem  SofiaCarvalho Qui Jul 29, 2010 10:58 am

Olá Moya Smile

Desculpa só agora responder...

De facto, os bebés acordam de noite como parte do instinto de sobrevivência e necessitam da proximidade física dos pais (principalmente da mãe).
No entanto, existe uma outra característica humana, admirável, que até pode salvar vidas, que leva os bebés a "desistirem facilmente" como dizes (muitas vezes não é tão facilmente assim como nos querem fazer querer...).
Essa característica é a capacidade de adaptação a condições adversas. O ser humano é o animal que mais se adapta e transforma consoante o ambiente em que vive. Daí ter sido possível fazer tantas mudanças na nossa condição humana (devido a questões sociais e culturais), e daí também a facilidade das pessoas em aceitá-las.
Pode haver repercussões, claro, a vários níveis, mas acho que ainda não se dá a importância devida a isso. Eu continuo a ouvir com mais frequência uma mãe ter medo de mimar demais uma criança e "habituá-la mal" do que ter medo que ela cresça e se sinta uma pessoa insegura por ter sido deixada a chorar muitas vezes ou por ter tido pouco contacto físico na infância...

Quanto aos pesadelos também não tenho muita informação sobre o tema... segundo sei é comum acontecer esporadicamente por volta destas idades, como consequencia de todas as descobertas, algum stress (separação dos pais, por exemplo) alguns medos que não surgem antes dos 12 meses...

O que me parece mais importante é o contacto físico, o toque, fazê-la perceber que estão ali ao pé, que está segura... quanto ao acordar, eu concordo contigo mas também não tenho nenhum fundamento ciêntifico (falo como mãe apenas).
Quando aconteceram episódios desses ao meu filho (poucas vezes) eu nunca o acordei e numa das vezes ele acordou espontaneamente e eu perguntei-lhe com o que é que ele estava a sonhar e ele não se lembrava de rigorosamente nada, acordou todo bem disposto! Smile

Bjs





SofiaCarvalho
SofiaCarvalho

Mensagens : 123
Data de inscrição : 30/12/2008
Localização : Lisboa/Sintra

http://aquihabebe.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos