Aqui há Bebé!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Amamentação exclusiva

2 participantes

Ir para baixo

Amamentação exclusiva Empty Amamentação exclusiva

Mensagem  TaniaNasc Sex Abr 23, 2010 4:18 am

Bom dia!

Hoje só venho desabafar um bocadinho!

Ficamos todas orgulhosas e realizadas de estar a amamentar em exclusivo pois afinal é o melhor para os nossos filhotes,no entanto a sociedade não parece preparada para isso, pois não paro de ouvir comentarios acerca do meu bebe que esta quase a fazer 6 meses ainda não comer papas nem sopa.Que coisa já estou cansada de explicar sempre a mesma coisa.... Sad !!!As pessoas não percebem que o bébe esta bem e que o leite materno é o melhor para os bebes???E depois põe-se a fazer comparações com os outros bebes da mesma idade!!!que já comem e andam no mesmo pediatra!!Dhaaa!!!(como faz a minha filha mais velha)as crianças são todas diferentes...!!!
Desculpem o desabafo!!!
Bj
Tânia

TaniaNasc

Mensagens : 9
Data de inscrição : 19/04/2010
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

Amamentação exclusiva Empty Re: Amamentação exclusiva

Mensagem  SofiaCarvalho Sex Abr 23, 2010 5:53 pm

Olá Tânia,

Em primeiro lugar estás de parabéns Smile pelos quase 6 meses de amamentação em exclusivo e pela persistência, apesar das pressões que descreves.
Os hábitos são uma coisa que custa muito a mudar, apesar de todas as evidências ciêntificas que apresentemos... até mesmo os médicos (alguns) se deixam contagiar pelo poder do hábito e continuam a seguir antigas recomendações em vez de se guiarem pelas mais recentes, com estudos mais credíveis (há estudos antropológicos baseados neste tema, bem real).

Além do hábito, muitas pessoas "opinam" numa tentativa de validar os seus próprios actos. Por exemplo é mais provável que uma mãe que tenha dado sólidos aos 3/4 meses te vá "criticar" por amamentares em exclusivo até aos 6 meses. Se admitisse que estás a fazer o melhor para o teu bebé significaria admitir que ela não o tinha feito com o seu... e isso é muito difícil...
É complicado... mas se sabes que estás a fazer o teu melhor, isso é o mais importante! Tenta não te deixar afectar pelo resto e mantém sempre uma mente aberta Smile

Aproveito e deixo um excerto, de uma entrevista que dei para o portal DoBebé, sobre a amamentação em exclusivo até aos 6 meses:

Porque é importante o aleitamento materno exclusivo até os seis meses?

Há vários motivos:

Em primeiro lugar porque confere ao bebé uma maior protecção imunológica (a protecção mantém-se por todo o tempo que durar amamentação mas tem mais efeitos enquanto for exclusiva).
Porque se estima que 6 meses é o tempo que o sistema digestivo do bebé necessita para amadurecer completamente e poder tolerar outros alimentos, evitando desta forma reacções, tais como gases, obstipação e outros problemas digestivos.
Até mesmo ao nível do desenvolvimento motor, um bebé de 6 meses já conseguirá mostrar que está preparado para receber outros alimentos, sendo capaz de sentar-se melhor, recusando quando não quer mais alimento e agarrando a comida com as próprias mãos para levar à boca.
Amamentar em exclusivo até aos 6 meses também diminui os riscos de reações alérgicas aos alimentos e de eventuais carências de ferro.
Por outro lado, amamentar em exclusivo até aos 6 meses garante uma boa produção de leite na mãe durante mais tempo.


Beijinhos

Sofia
SofiaCarvalho
SofiaCarvalho

Mensagens : 123
Data de inscrição : 30/12/2008
Localização : Lisboa/Sintra

http://aquihabebe.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos